Lula uma ideia…

Aguardei uns dias após a prisão de Lula para escrever esse texto. Eu queria saber quais seriam as reações da sociedade em relação a isso. Aconteceu o que se esperava. Nada.

Um criminoso é um criminoso seja ele mais ou menos famoso, seja ele mais ou menos influente. No caso dele, a fama e influência foi diluída ao longo dos últimos tempos. Isso ficou claro nas caravanas pelo Nordeste, por minas e no sul do Brasil. Pouca gente o seguiu e o mesmo tanto reclamou.

A diminuição do brilho da estela do PT vem ocorrendo há um bom tempo. A maioria da população seja ela culta ou não, estudada ou não, tem discernimento suficiente para reconhecer que o discurso de ódio e segregação propostos pelo PT e seus agentes não é o que as pessoas querem. O tema mais importante desses dias é justamente a violência e a busca por segurança. Propor luta, bloqueio de estadas, pichações nunca foi a melhor política, mas nesses dias é a pior estratégia.

Onde está o exército de Stedille? Onde está a greve geral? Onde estão as passeatas? Em lugar algum. Sabem por que? Porque a massa de manobra de famintos do MST não formam um exército. Nunca se fez uma greve geral em nome de alguém. O PT não tem dinheiro para comparar mortadela ou bandeirinhas para financiar passeatas. Tudo o que sobrou do Lula está nas 400 ou 500 pessoas acampadas em Curitiba. Pobre cidade. A cidade símbolo da justiça se torna acampamento de desocupados que deveriam procuram emprego, alguns parlamentares torrando dinheiro público e se ausentando das suas funções parlamentares e alguns funcionários públicos que podem faltar sem prejuízo dos salários.

Lula está preso. Tal com Al Capone, que foi preso por um delito menor, sonegação de impostos, Lula foi preso por ocultação de patrimônio e lavagem de dinheiro. As sentenças também são próximas, 12 anos para Lula e 11 anos para Al Capone.

Lula vai continuar preso? Eu torço para que sim, mas, em se tratando da justiça brasileira onde tudo é possível, pode ser libertado rapidamente.

A reação à prisão foi pífia. Se o soltarem não sei não.

Lula acertou quando disse que deixou de ser uma pessoa para ser uma ideia. Faltou terminar a frase. Lula é uma ideia ruim, uma ideia nefasta, uma ideia tosca ou como visto em alguns memes, Lula é uma boa ideia, alusão a propaganda da cachaça 51.